Música e canto



Você sabia que o dia 01 de outubro é o dia mundial da mùsica? Pois é, este dia foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música.

Nós educadores temos um importante instrumento em mãos para nos ajudar em nossa tarefa de educar. A música por si só é doce, nos torna mais alegres e receptivos ao aprendizado. Então que tal utilizarmos mais a música em nossa sala de aula. Veja a seguir alguns conselhos sobre música e canto na sala de aula retiradas do site
http://sitededicas.uol.com.br .


1. A música deve estar tão unida às classes menores até as adultas, como as flores, as gravuras e as histórias. 

2. A música é indispensável, pois tanto a ginástica rítmica, como a ginástica imitativa e os bailados devem ser executados ao som de uma música.

3. A música dá a qualquer pessoa a alegria e espontaneidade.
 

4. Ao iniciar ou finalizar uma atividade devem ser usados cantos alegres que motivem e excitem os movimentos dos alunos.


5. Os cantos de ritmo suave e sentimental são apropriados para acalmar a mente humana. 

6. Com um pouco de imaginação poderá criar jogos que façam o aluno a usar de espontaneamente cantar, dançar, etc.
 

7. A música, o canto e a dança são grandes instrumentos educativos que devem ser, freqüentemente, utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a atividade criadora do aluno.


8. A dramatização, com ou sem auxílio da música, de cenas da vida doméstica e da vida do Jovem e Adulto o gosto literário e a aptidão para inventar.

9. Os recitais e os cânticos terão por objetivo o enriquecimento do vocabulário e o exercício da dicção. 

10. O canto espontâneo, proporciona no aluno, uma excepcional melhora em sua auto-estima, desenvolve sua auto-confiança, a torna mais serena e amável.


11. Cantigas é um formidável instrumento para socialização, companheirismo, remoção da timidez , quebra de ansiedade, despertar do sentimento de solidariedade. 

12. Ao criar suas próprias letras para as músicas ou cânticos, ensina-se o valor dos seus atos, tornando sua mente mais flexível, o que acaba por lhe proporcianar grande auto-confiança e capacidade de aceitar mudanças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUERÊNCIA AMADA ( flauta doce)

LUA E FLOR ( FLAUTA )- Osvaldo Montenegro